Com a chegada da temporada de verão, o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra (SJB) iniciou medidas preventivas contra a dengue, focando na orientação e combate ao mosquito Aedes aegypti nas casas de praia que estavam desocupadas nos últimos meses. Esta ação, realizada no final de dezembro, encerra o sexto e último ciclo bimestral de 2024 do órgão. Em janeiro, as equipes de campo vão executar o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), que servirá como base para direcionar as ações dos agentes durante os sete mutirões programados para os meses de janeiro e fevereiro, sendo seis deles nas sextas-feiras.
“Durante a baixa temporada, muitas dessas residências permanecem fechadas, o que dificulta as ações preventivas. Agora, com a chegada dos veranistas, iniciamos as visitas com orientações e inspeções nos imóveis para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito. Estamos preparados para intensificar as ações e evitar o aumento de casos de Dengue, além de prevenir o aparecimento de zika e chikungunya”, afirmou Matheus Moreira, diretor do NCZ.

O LIRAa será realizado entre os dias 6 e 10 de janeiro (de segunda a sexta-feira). De acordo com o Ministério da Saúde (MS), um índice de infestação predial de até 1% é considerado “tolerável”. Já os índices acima de 4% são classificados como de alto risco, exigindo atenção redobrada das autoridades. Uma das principais preocupações é que os institutos meteorológicos preveem um verão com grandes volumes de chuvas na região Sudeste, o que pode agravar os riscos relacionados à dengue.
“O LIRAa será realizado conforme as orientações e o calendário da Secretaria Estadual de Saúde. Embora o resultado leve alguns dias para ser divulgado, o primeiro mutirão do verão ocorrerá na sexta-feira seguinte, dia 17, uma semana após o LIRAa. Já temos o cronograma, e, em breve, vamos definir os bairros e locais que serão visitados pelas equipes”, acrescentou Matheus Moreira.
Outros mutirões ocorrerão nas duas sextas-feiras subsequentes, nos dias 24 e 31 de janeiro. Em fevereiro, as ações estão previstas para os dias 7, 14 e 21 (sextas-feiras) e para o dia 26, última quarta-feira do mês. A programação será divulgada progressivamente pelos canais de comunicação da Prefeitura, além dos sites de notícias e rádios locais, conforme o andamento das atividades.
Até o momento, desde o início de janeiro, São João da Barra registrou 268 casos confirmados de dengue. O pico de infecções ocorreu nos meses de março e abril, com 64 e 60 casos, respectivamente. Nos últimos meses, após as ações preventivas e as condições meteorológicas mais secas, o número de casos caiu significativamente, com apenas um caso registrado nos últimos três meses.
Fonte: Prefeitura Municipal de São João da Barra