Servidores invadem a Prefeitura de Belford Roxo (RJ) por falta de pagamento

diario
Por diario
2 minutos de leitura

Na manhã desta segunda-feira (30/12), manifestantes invadiram o edifício da Prefeitura de Belford Roxo, cidade do Rio de Janeiro. O protesto foi contra a administração de Waguinho Carneiro (Republicanos), que passará o cargo de prefeito em 2025.

Vídeos circulando nas redes sociais mostram o momento em que manifestantes conseguiram arrombar o portão da Prefeitura de Belford Roxo e invadiram o local. De acordo com o portal Belford Roxo 24h, a manifestação é motivada pelo atraso no pagamento dos salários dos servidores das áreas de Saúde e Educação.

No final da gestão de Waguinho, os trabalhadores estão cobrando o pagamento de salários, benefícios e o 13º salário, que deveria ter sido quitado até o dia 20 de dezembro. Os servidores estão mobilizados desde a semana passada.

Marco Aurélio de Almeida Gandra, presidente da Câmara Municipal de Belford Roxo e conhecido como Markinho Gandra (União), também convocou a população a se manifestar contra o atraso nos pagamentos dos profissionais da saúde e educação. O vereador publicou um vídeo nas redes sociais denunciando a alegada inauguração de uma maternidade sem fornecimento de energia elétrica.

Inelegibilidade de Waguinho Em dezembro, o Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou a inelegibilidade do prefeito de Belford Roxo por oito anos. Segundo o MP, Waguinho teria usado recursos públicos para beneficiar a candidatura de seu sobrinho, Matheus Carneiro, à prefeitura.

Apesar do apoio de seu tio, Matheus Carneiro, com o nome de urna “Matheus do Waguinho”, foi derrotado nas eleições municipais por Márcio Canella (União).

A influência política da família de Waguinho não se limita à esfera municipal. Wagner dos Santos Carneiro, seu irmão, é casado com a deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ), ex-ministra do Turismo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: Jornal Metrópoles

Compartilhe essa notícia