Em quatro anos, cerca de três mil jovens se qualificaram através dos cursos oferecidos pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), preparando-os para o mercado de trabalho. Só em novembro, 430 jovens, com idades entre 14 e 29 anos, concluíram 10 cursos diferentes dos programas Qualifica Jovem e Qualifica Polo, incluindo o Programa Guarda Mirim, que tem como objetivo desenvolver os jovens intelectualmente, culturalmente e socialmente, por meio de atividades de cidadania e disciplina. Além das qualificações, a fundação também promove arte e cultura, por meio dos programas Semeando Arte, retomado em 2023, e aulas de música para adolescentes de 14 a 17 anos, além do Esporte Cidadão, que oferece diversas modalidades esportivas para crianças e jovens.
- Em junho deste ano, a equipe de Taekwondo da FMIJ participou da 5ª Copa Rodrigo Barcelos, em Macaé, conquistando 26 medalhas de ouro, 13 de prata e 5 de bronze, totalizando 44 medalhas. Todos os nossos atletas foram premiados, e trouxemos novamente o troféu itinerante para casa. Esse é apenas um dos muitos resultados positivos que alcançamos neste ano. Nossos atletas, junto com o Projeto Polvão, também disputaram o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Infantil, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) em Barueri, São Paulo – informou Diego Rodrigues, presidente da FMIJ.
Nos programas Qualifica Jovem e Qualifica Polo, são oferecidos gratuitamente cursos profissionalizantes, como Cabeleireiro, Manicure, Design de Sobrancelha, Maquiagem, Barbeiro e Informática Básica e Avançada. “Esses cursos possibilitam que nossos jovens se despertem para o mercado de trabalho, focando em áreas em crescimento, como beleza e tecnologia”, ressalta o presidente.

No Programa Esporte Cidadão, são oferecidas as modalidades de Futsal, Futebol Society, Futevôlei, Vôlei, Taekwondo e Jiu-Jitsu. Além de promover cultura, esporte e qualificação, a Fundação também oferece assistência por meio dos Acolhimentos Institucionais, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Programa FortaleSer, que oferece ações de prevenção, apoio psicoterapêutico, social e psicopedagógico a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, auxiliando-os a superar ou minimizar os traumas causados pela violência.
Durante esses quatro anos, a FMIJ também adquiriu novos equipamentos e mobiliário para os oito Acolhimentos Institucionais: Aconchego, Lara, Casa do Pequeno Jornaleiro, Portal da Infância, Cativar, Conviver, Despertar e Renascer. “Além disso, temos novos Educadores Sociais concursados atuando, e o Centro de Equoterapia está em fase de conclusão”, finaliza o presidente da FMIJ.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes