A Secretaria Municipal de Turismo, por meio de suas redes sociais, tem criado e compartilhado vídeos que promovem os principais pontos turísticos de Campos, através do projeto “Campos é bom demais”. O objetivo principal é ressaltar o potencial turístico da cidade. Os vídeos estão disponíveis para os campistas nas redes sociais da Prefeitura de Campos e no Instagram da Secretaria de Turismo (@turismo.camposrj).
Recentemente, a secretaria divulgou um dos principais marcos históricos de Campos: a Igreja de São Francisco de Assis, situada na Rua 13 de Maio. Esta igreja é importante por marcar o local de fundação da cidade e ser o cenário onde foi celebrada a primeira missa campista, em 1652, por Frei Beneditino Fernando, em torno de uma capela de palha.


Considerada uma das igrejas mais antigas e tradicionais de Campos, a Igreja de São Francisco de Assis possui aspectos históricos significativos. Ela conta com uma gruta em sua área externa, aberta à visitação, onde está registrada uma inscrição comemorando o acontecimento.
“A gruta da Igreja de São Francisco é um local de fé, devoção e promessas. Foi ali o ponto de início da nossa cidade, um lugar de encontro de Dom Pedro quando visitava Campos. Além disso, havia um hospício nas proximidades da igreja, que não era um local para doentes, mas sim uma hospedaria”, relata o subsecretário de Turismo, Edvar Chagas Junior.
Ele também destacou que a igreja deve ser inclusa nos roteiros turísticos para os campistas. “Minha sugestão é caminhar pela Rua 13 de Maio, uma via repleta de história em Campos”, completou.
Além da Igreja de São Francisco de Assis, o projeto já visitou outros locais emblemáticos, como o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho – Solar do Colégio, o Farol de São Thomé, o distrito de Santo Amaro, o Cais da Lapa e o balneário de Lagoa de Cima.
Os vídeos são publicados todas as sextas-feiras, no Instagram da Prefeitura e no da Secretaria de Turismo (@turismo.camposrj).
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes