A Subsecretaria de Mobilidade de Campos, representando a Prefeitura, encaminhou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) um pedido de liberação da RJ-238, conhecida como Estrada dos Ceramistas, entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025. A solicitação de visto suspender temporariamente a interdição da rodovia, uma vez que o fechamento total para obras durante o período de festas tem gerado transtornos afetados nas vias municipais e na BR-101, afetando o fluxo nacional.
“Essa liberação é essencial para mitigar os impactos causados nas vias da cidade e no trecho urbano da BR-101”, destacou Sérgio Mansur, subsecretário de Mobilidade.

Atendendo a um pedido do prefeito Wladimir Garotinho, o DER-RJ assumiu, na semana passada, o compromisso de realizar reparos nas vias que estão sendo utilizadas como rota alternativa devido à interdição da Estrada dos Ceramistas. A medida foi reforçada com a publicação da Portaria 87/2024 no Diário Oficial na última segunda-feira (2). A portaria estabelece que o tráfego com mais de quatro eixos deve circular pela Avenida Arthur Bernardes, entre a BR-101 e a rotatória da UENF, e pela Avenida Alberto Lamego, no trecho entre a rotatória da UENF e a BR-356 (Campos-São João da Barra).
A liberação, com duração de 30 dias, depende do cumprimento dos ajustes acordados pelo DER-RJ. Caso as medidas não sejam aprovadas no prazo estipulado, a circulação de caminhões com mais de quatro eixos será novamente suspensa nos trechos específicos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes