Início da fiscalização de trânsito por videomonitoramento está previsto para janeiro de 2025

diario
Por diario
2 minutos de leitura

Infrações como retorno proibido, avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade, estacionamento em locais irregulares, entre outras, passarão a ser monitoradas por câmeras instaladas em diversos pontos de Campos, resultando em multas de trânsito. As imagens serão captadas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona no Partage Shopping, no Parque Rodoviário. O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) já colocou placas informativas sobre a fiscalização por videomonitoramento, que começará em janeiro de 2025.

Conforme o presidente do IMTT, Nelson Godá, essa fiscalização seguirá as normas da Resolução nº 909 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), de 28 de março de 2022, que regulamenta o uso dessa tecnologia para assegurar maior segurança e eficiência na gestão do trânsito.

“Hoje, as câmeras, cujas imagens são capturadas e armazenadas pelo CCO, já registram diversas infrações no trânsito, como avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade, passíveis de multas. No entanto, a partir de janeiro, o agente de trânsito da Guarda Civil Municipal poderá autuar veículos por videomonitoramento, exclusivamente em vias devidamente sinalizadas e homologadas para esse tipo de fiscalização”, explicou o presidente, ressaltando que o objetivo das câmeras não é multar indiscriminadamente, mas organizar o trânsito e garantir a segurança de todos.

Nelson Godá destacou que as câmeras de videomonitoramento, utilizadas para controle do tráfego e aumento da segurança pública, já fazem parte da realidade do município. “Atualmente, Campos conta com o CCO, considerado o mais moderno do interior do Estado do Rio de Janeiro. Ao implantar esse equipamento, pensamos em uma tecnologia que fortalece a segurança viária, beneficiando a todos”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia