Escola de Campos é contemplada com biblioteca do programa “Força para Crescer: Pontos de Leitura”

diario
Por diario
4 minutos de leitura

O programa “Força para Crescer: Pontos de Leitura”, que já beneficiou mais de 12 mil alunos e educadores com atividades culturais, agora amplia suas ações. A nova fase do projeto foi lançada oficialmente com a entrega de bibliotecas multifuncionais em dez cidades do Rio de Janeiro, em uma conferência realizada na segunda-feira (16), no Teatro Alcione Araújo, na Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. O evento contou com a presença de Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, além de representantes das empresas patrocinadas Itaú e Enel, entre outras autoridades.

O “Força para Crescer: Pontos de Leitura” é um projeto itinerante que promove ações culturais e incentiva a leitura em escolas públicas, com a missão de combater o analfabetismo funcional. As cidades que receberam as novas bibliotecas foram: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Maricá, Magé, Niterói, Rio de Janeiro.

Durante a solenidade, Mônica Maia destacou a importância da leitura como uma ferramenta para ampliar horizontes. “A leitura abre portas para novos mundos, seja por meio de livros, revistas ou simplesmente pela imaginação”, afirmou. Ela ressaltou ainda os benefícios da prática da leitura, como o desenvolvimento do raciocínio, a ampliação do vocabulário, a melhoria da capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos.

“A leitura fortalece a criatividade, a imaginação, a comunicação e o senso crítico. Também contribui para o aprimoramento da escrita. Por isso, é essencial que incentivemos nossos alunos a desenvolverem um carinho pelos livros e pela leitura, para que possamos transformar vidas. A Educação deve caminhar lado a lado com a cultura, promovendo apresentações culturais que valorizem a diversidade do Brasil e incentivem a leitura nas escolas.

Fábia Petralha, gestora da Escola Municipal Joanir Sanguedo Boynard / Ataíde Dias, expressou sua felicidade ao perceber o impacto positivo que o projeto traz para os alunos em 2025.

“O ‘Força para Crescer: Pontos de Leitura’ é uma excelente iniciativa para combater o analfabetismo funcional e estimular a criatividade dos alunos. Através de apresentações teatrais, contação de histórias e a instalação de nossa nova biblioteca, trabalharemos juntos para eliminar as dificuldades de leitura. Muito empolgada com o projeto e estou ansiosa para colocá-lo em prática. Vamos combater o analfabetismo funcional”, destacou.

Projeto – Detalhes e Ações

O “Força para Crescer: Pontos de Leitura” envolve a criação de espaços multifuncionais, a capacitação de professores e a realização de eventos literários. O projeto tem como objetivo incentivar o encontro com as palavras e oferece uma série de ações estratégicas para promover a criação de novos leitores e consolidar o hábito da leitura.

Esse projeto é uma realização do Ministério da Cultura, Enel, Itaú e Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da CCR. A produção é da DEDA Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte, e a execução fica a cargo da Cinco Elementos Produções e consultoria da Marco Zero.


Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia