Dicas de saúde para consumir sobras da ceia de natal com segurança

diario
Por diario
2 minutos de leitura

Após a ceia de Natal, é comum reaproveitar as sobras, mas essa prática requer cuidados importantes para evitar problemas de saúde. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) compartilha orientações essenciais para garantir que os alimentos reaproveitados sejam consumidos com segurança, sem causar problemas digestivos.

Antes de consumir as sobras, é essencial observar aspectos como cheiro, aparência, textura e sabor. A médica gastropediatra Karina Barbuto explica:

“Mudanças na cor, textura viscosa, presença de bolor ou odor irritante indicam que o alimento está impróprio para consumo. Além disso, nunca devemos provar algo que apresente sinais de estrago.” Ela também ressalta que alimentos perecíveis, podem ser consumidos por até 2-3 dias se armazenados corretamente, mas jamais após esse período”, completou.

Alguns alimentos requerem mais atenção, como carnes, aves, frutos do mar, laticínios, pratos com molhos à base de leite, ovos ou maionese, e sobremesas cremosas. “Esses alimentos devem ser consumidos rapidamente ou armazenados corretamente para evitar riscos de intoxicação alimentar”, explicou Karina.

Outro ponto importante é evitar mistura de alimentos frescos com as sobras. “A contaminação cruzada é um risco sério. Alimentos mais antigos podem estragar os mais frescos e aumentar o risco de intoxicação alimentar”, concluiu a médica.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia