Equipes das Secretarias Municipais de Defesa Civil, Agricultura, Pecuária e Pesca, Obras e Infraestrutura e Serviços Públicos estão mobilizadas para atender às ocorrências em bairros e regiões de Campos, devido às fortes chuvas registradas na noite de segunda-feira (23). De acordo com os órgãos responsáveis, a área do Imbé foi a mais afetada, com quedas de barreiras e pontos de alagamento nas estradas, deixando famílias isoladas. O acesso à cidade pode ser feito por Santa Maria Madalena.
Ainda na noite de segunda-feira, o vice-prefeito Frederico Paes usou as redes sociais para informar que a Prefeitura estava com equipes de plantão para atendimento de emergência, já que a previsão é de mais chuvas intensas até a noite desta terça-feira (24). Ele solicitou à população que, em caso de ocorrências graves, entrasse em contato pelos telefones 199 ou (22) 98175-2512.

Na manhã desta terça-feira (24), a Defesa Civil acionou a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e a Superintendência de Transportes para desobstruir dois pontos no Imbé. A Secretaria de Agricultura cedeu duas retroescavadeiras, enquanto a Superintendência enviou um caminhão prancha para auxiliar na remoção dos obstáculos. Segundo a Secretaria de Agricultura, o pluviômetro instalado na região do Imbé pelos produtores rurais registrou mais de 130 mm de chuva apenas na noite de segunda-feira.
Dentro do município, os bairros mais afetados foram Penha e Parque Aurora, de acordo com a Defesa Civil. Na Penha, na Rua Rossine Quintanilha, uma fissura se abriu na cabeceira da ponte, causando a queda de um veículo. No Parque Aurora, que está sendo beneficiado pelas obras do Bairro Legal, ocorreu uma erosão na área onde estavam sendo colocadas manilhas para drenagem das águas pluviais. A Secretaria de Obras e Infraestrutura foi chamada pela Defesa Civil para enviar equipes de apoio aos bairros.
Os dados apresentados no Relatório de Monitoramento Pluviométrico, gerados pelo Centro de Monitoramento e Operações (CEMOD) da Defesa Civil, às 9h30 desta terça-feira (24), indicaram que, além do Imbé, a ponte Barcelos Martins, no Centro, e a Lagoa de Cima registraram os maiores índices de precipitação. Na ponte Barcelos Martins, o acumulado foi de 53,6 mm, enquanto em Lagoa de Cima foi de 52,2 mm. As regiões de Farol de São Tomé e Baixa Grande apresentaram os menores índices, com menos de 4 mm de chuva.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes