Diego, que também é criador do canal @osbonequinhos, já consolidado na internet há mais de dez anos, compartilha nas redes sociais todo o seu processo criativo e detalhado, especialmente voltado para o universo do stop motion. Ele foi um dos beneficiados pelo Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, com o apoio da Tec Incubadora.
Segundo Diego, o Programa foi fundamental para a transformação do seu canal do YouTube em um verdadeiro negócio. “Apesar de ser um trabalho, eu não enxergava meu canal como uma empresa. O apoio da TEC Incubadora me ajudou a ter uma visão empresarial e a melhorar a gestão do meu projeto. Hoje, já penso em expandir, contratando pessoas para minha equipe, porque então até eu fiz tudo sozinho”, comentou Diego.

Diego também comentou o tamanho do desafio que foi esse projeto em particular, destacando a importância de trabalhar em algo tão grandioso. “A história começou quando a Hasbro entrou em contato comigo por meio da agência Spark em maio de 2023. Depois de meses de negociações, finalizamos o projeto em novembro. O curta-metragem celebra os 40 anos de ‘Caverna do Dragão’ no Brasil e os 50 anos de Dungeons and Dragons, o jogo que modernizou a animação. O objetivo não era dar um fim à série, mas criar um episódio especial para comemorar esses dados.
Ele também teve a oportunidade de trabalhar com nomes importantes como Deive Pazos (Azagal) e Alexandre Ottoni (Jovem Nerd), que cuidaram da direção geral, roteiro e sonoplastia. “Eu fui responsável pela animação, direção de fotografia, arte e pós-produção”, detalhou Diego.
O projeto foi uma verdadeira maratona de trabalho. A pré-produção começou em janeiro, a animação foi iniciada em abril e a finalização aconteceu em 19 de novembro de 2024, totalizando 302 dias de dedicação. Os cenários da curta foram feitos pela artista Luiza de Carvalho, também natural de Campos.
Com a visibilidade conquistada na CCXP, Diego não apenas representou sua cidade, mas também mostrou como o investimento na economia criativa pode gerar resultados impactantes para o desenvolvimento cultural e profissional de artistas locais.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes