Campos lança o Selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente” para incentivar práticas sustentáveis

diario
Por diario
2 minutos de leitura

O prefeito Wladimir Garotinho sancionou a Lei nº 9.558/2024, instituindo o selo “Empresa Amiga do Meio Ambiente” em Campos. A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores durante sessão ordinária realizada no dia 28 de novembro e publicada no Diário Oficial em edição suplementar no dia 18 de dezembro. O selo será concedido a empresas regularmente estabelecidas e que comprovem compromisso com a preservação ambiental.

O subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, detalhou que as empresas que atenderem às exigências do artigo 2º estarão aptas a receber o selo verde, que será concedido pelo órgão ambiental municipal, atualmente sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente. “Com esse selo, a empresa terá uma imagem renovada, o que facilita a comercialização de seus produtos e melhora a recepção por parte de seus clientes devido às suas ações em prol do meio ambiente”, destacou.

Para obter o selo, com validade de dois anos, a empresa precisará se inscrever junto ao órgão responsável. “Será necessário preencher um requerimento e apresentar um projeto que comprove as atividades ambientais realizadas. Esses documentos serão analisados, e, se aprovados, o selo será concedido”, explicou.

De acordo com o artigo 2º, a empresa deverá promover, ao longo de um ano, ações integradas para a preservação ambiental, incluindo: reciclagem de resíduos com destinação adequada a entidades comunitárias; compensação de carbono; realização de ações educativas ambientais com funcionários e clientes; divulgação de material sobre conservação ambiental; estímulo ao uso de bicicletas no trajeto até o trabalho, com oferta de bicicletários e outros incentivos definidos pela empresa; programas de pontos e descontos por entrega de recicláveis; incentivo ao consumo de alimentos saudáveis e locais, tanto para funcionários quanto para clientes; estímulo à economia de água e uso racional de água potável; promoção de economia de energia; e outras iniciativas que comprovem o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Compartilhe essa notícia