A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca está promovendo o crescimento da produção de soja em Campos, oferecendo apoio aos pequenos produtores rurais por meio da cessão de equipamentos agrícolas. Na última segunda-feira (18), o secretário de Agricultura, Almy Junior, visitou a propriedade do agricultor José Ricardo Fulli, localizada na Lagoa Limpa, no distrito de Travessão.
José Ricardo, que possui uma área de 40 hectares, começou a plantar soja com o auxílio de uma plantadeira de grãos fornecida pela Secretaria de Agricultura.

“Sem a plantadeira cedida pela Prefeitura, não estaria cultivando soja hoje. Como estou começando, não teria recursos para adquirir um equipamento desse porte”, comentou José Ricardo.

A Secretaria de Agricultura adquiriu recentemente cinco plantadeiras com recursos provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado federal Wladimir Garotinho e por meio de um convênio (nº 907542/2020) com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), com o objetivo de apoiar produtores como José Ricardo.

O secretário Almy Junior destacou que o custo para aquisição dos implementos necessários para o cultivo de soja ou milho é alto.
“Se juntarmos os custos de um trator e seus implementos, como a plantadeira, a colheitadeira, a batedeira de grãos, a espalhadora de calcário, entre outros, o valor pode chegar a R$ 700 mil ou R$ 800 mil. Por isso, é fundamental que o poder público ofereça esse suporte inicial, preparando os agricultores para, com o tempo, adquirirem seus próprios equipamentos por meio de parcerias com associações e cooperativas”, explicou Almy Junior.

O secretário também ressaltou que as ações do governo municipal estão voltadas para resgatar a história agrícola de Campos, que foi, no passado, um importante produtor de leite, arroz, milho e café.
“Nos anos 40, a cidade migrou para a indústria do petróleo e para o setor de serviços. Agora, estamos focados em recuperar a agropecuária. Sem ela, não há produção e, consequentemente, não há indústria”, afirmou, destacando o suporte contínuo da Prefeitura a produtores de leite e alimentos, como milho, soja, feijão e batata-doce.
No caso da soja, Almy Junior ressaltou a importância do respeito às técnicas científicas e tecnológicas para uma produção bem-sucedida, incluindo o momento adequado para o plantio, a escolha das variedades e o manejo correto do solo. “Esses cuidados são essenciais não só para a soja, mas também para o milho e a cana-de-açúcar, culturas que se complementam”, observou.
José Ricardo também comentou sobre os benefícios da soja, que é uma fonte rica de produtos alimentícios e ração.
“A soja oferece óleo, farelos para alimentação do gado e ração para suínos. Esse leque de possibilidades tem nos incentivado a cultivar essa planta, que tem uma grande importância global. Estamos fazendo esses testes há quatro anos em Campos e tem dado certo, pois é uma leguminosa de verão que exige calor e umidade”, concluiu o produtor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes