O Ministério do Turismo divulgou recentemente o Mapa do Turismo Brasileiro, e Campos conquistou um importante destaque ao ser classificado na categoria “B”, dentro da divisão de categorias que variam de “A” a “D”. Para a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, esse reconhecimento é um reflexo do crescimento e da evolução do município no setor turístico.
“Ao criar a Secretaria de Turismo e estruturar o setor como uma unidade gestora independente, o prefeito Wladimir Garotinho tomou uma atitude decisiva para a implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo. O fato de Campos figurar na Categoria B do Mapa do Turismo do Brasil é um sinal claro de que estamos no caminho certo. Em 2024, as atividades turísticas ganharam visibilidade, com foco na revitalização de espaços e patrimônios, e com o impacto positivo das parcerias público-privadas. O prefeito também conseguiu recursos para a execução de grandes projetos”, afirmou Patrícia.


Diversos projetos ajudaram a alavancar o turismo local, incluindo a revitalização do Cais da Lapa, que passou a ser utilizado para eventos como Samba no Cais e Rock Goitacá. Também foram restaurados importantes pontos turísticos, como o Solar dos Airizes, o Solar do Colégio e o Arquivo Público, além da revitalização do Centro Histórico. O Museu Histórico também foi palco de diversos eventos. Além disso, o Chafariz Belga, que será entregue à população nesta segunda-feira (23) totalmente revitalizado, é mais um exemplo de investimento no setor.

O segmento de esporte e lazer também teve grande contribuição para que Campos fosse classificado com a nota B, com eventos esportivos e shows realizados em Farol de São Tomé e Lagoa de Cima, fora da temporada de verão, como o Festival de Petiscos de Farol e o Festival Lagoa Aventure.
Na área central, a cidade sediou, pela segunda vez, a Etapa Estadual de Motocross, atraindo centenas de turistas.
“Essas ações geram um ciclo virtuoso de desenvolvimento socioeconômico, com foco na sustentabilidade. Todos os projetos realizados pela secretaria seguem a Agenda 2030 da ONU, garantindo que as questões ambientais sejam respeitadas. O prefeito reforça que os projetos precisam deixar um legado. A classificação B no Mapa de Turismo é um marco na consolidação do setor e nos posiciona em direção à categoria A”, explicou a secretária.
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta importante do Ministério do Turismo, que identifica os municípios que devem ser priorizados para o desenvolvimento de políticas públicas no setor. Para figurar no mapa, as cidades precisam ter um órgão responsável pelo turismo, como uma secretaria ou departamento. De acordo com o Ministério do Turismo, o grupo “B” inclui 361 municípios, com forte presença das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos, os grupos “A” e “B” englobam 517 municípios e representam mais da metade do turismo doméstico no Brasil e uma parte significativa do turismo internacional.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes