Após o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizar a criação do assentamento Cícero Guedes, nas terras da antiga Usina Cambahyba, em agosto do ano passado, as famílias que residem no local poderão ter agora seus lotes demarcados. Para isso, os interessados têm até o dia 23 de outubro para fazer a inscrição a fim de participar do processo de seleção que visa o preenchimento de 185 vagas para o referido assentamento. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, por meio da Casa do Produtor Rural, tem auxiliado as famílias que desejam se inscrever.
Conforme edital n° 038/2024, publicado pelo Incra em agosto deste ano, que tornou pública a realização do processo de seleção de famílias para participação no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), a inscrição pode ser presencial, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), ou pela internet (AQUI).

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, a Casa do Produtor tem sido um instrumento fundamental para ajudar os agricultores familiares do município em diversos serviços, como a regularização de documentos rurais.
“A Casa do Produtor, criada no governo do prefeito Wladimir Garotinho, tem cumprido com o seu papel no processo de regularização fundiária dos agricultores, que é um dos pilares das políticas públicas do governo para a Agricultura, influenciando diretamente na melhoria e diversificação da produção e comercialização dos produtos”, disse o secretário. A Casa do Produtor funciona na sede da secretaria de Agricultura, no bairro da Pecuária.
Na terça-feira (8), alguns agricultores, como Amarina da Conceição Rangel da Silva, 59 anos, estiveram na Casa do Produtor em busca de informações. Ela disse que o grupo foi bem recebido pela equipe da Agricultura. “Saímos de lá com todas as orientações necessárias. Vamos retornar a partir de segunda-feira, com a documentação exigida no edital para a inscrição”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes